Agência Matrimonial Bragança

Pensar o espaço urbano é também pensar o património histórico e os valores culturais e patrimoniais já que estes assumem uma importância vital no estabelecimento de uma identidade territorial: “Se a cidade é o reflexo da sociedade, não é menos verdadeiro que, por sua vez, a cidade afeiçoa a sociedade.
Os aglomerados urbanos guardam sinais do seu passado remoto, quer na sua localização, quer nas suas estruturas e especto, quer, ainda, nas suas tradições. Em Bragança atuaram, desde os primórdios da história dois vetores de suma importância: a influência mediterrânea e o contributo europeu.
Os achados arqueológicos efetuados permitem concluir que a ocupação humana no distrito de Bragança remonta ao Paleolítico final. Contudo, no Neolítico, com o surgimento de comunidades produtoras de alimentos, com a domesticação de algumas espécies animais e o aparecimento formas de culto já bem documentadas, ter-se-á assistido a um acréscimo de povoados e comunidades. Da ocupação humana nestes períodos existem diversos vestígios, sendo que alguns constituem parte da coleção existente no Museu do Abade de Baçal, designadamente cerâmica variada, machados de pedra polida, pesos de tear, pontas de seta e, já posteriores, machados de talão, alabardas, braceletes, fíbulas e, ainda, vários artefactos em pedra polida. Parte deste espólio foi encontrado em contextos religioso-funerários, como é o caso da mamoa de Donai, atualmente destruída. Contudo ainda é possível encontrar diversos exemplos de monumentos megalíticos.

Conheça o nosso site Mi Amore   ou    Inscreva-se 

Visite as nossas redes sociais

Facebook

Instagram

Partilhar nas redes sociais