Casamentos de Santo António

Este acontecimento, de grande relevo para Lisboa, comemorou em 2008 o seu Cinquentenário. Foi em 1958 que, pela primeira vez, 26 casais ficaram unidos pelo casamento de Santo António

Depois de 17 anos

de concorridas edições, a tradição foi interrompida no conturbado ano de 1974. Vinte e três anos depois, a Câmara Municipal de Lisboa recuperou os Casamentos de Santo António com o mesmo propósito de proporcionar a união a dezasseis casais num dia memorável para as suas famílias e para todos os lisboetas.

Hoje, os Casamentos de Santo António constituem uma marca incontornável na tradição popular de Lisboa, contribuindo, em cada ano, para afirmar a identidade cultural da Cidade.

Santo António nasceu em Lisboa, em 1195, numa casa que se pensa ter existido no local onde, mais tarde, foi construída a Igreja em sua honra.

Fez os primeiros estudos na Sé e no Mosteiro de São Vicente de Fora e os estudos superiores no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde passou grande parte da sua vida.

Ainda muito jovem, ingressou na Ordem dos Franciscanos. Era um pregador culto e apaixonado, conhecido pela sua devoção aos pobres e pela habilidade para converter heréticos. Leccionou Teologia em diversas universidades europeias e passou os seus últimos meses de vida em Pádua, Itália, onde viria a falecer em 1231.

É particularmente venerado na Cidade de Lisboa, onde se comemora, no dia da sua morte, 13 de Junho, o Feriado Municipal. As festas em sua honra começam logo no dia 12 com a realização dos Casamentos de Santo António.

Conheça o nosso site Mi Amore   ou    Inscreva-se 

Visite as nossas redes sociais

Facebook

 

Partilhar nas redes sociais