Corpo de Deus

Desde o século XIII essa celebração acontece por ocasião das visões de uma freira. Na altura, Deus apareceu a ela e demostrou seu desejo de comemorar a Eucaristia.

A partir disso, a data foi oficialmente instituída pelo Papa Urbano IV em 1264. Aos poucos, outras cidades europeias adotaram a celebração.

Significado 

Corpo de Cristo vem do latim Corpus Christi. Trata-se de uma “festa de guarda” com vários séculos, onde os católicos devem participar, indo à missa.

O Corpo de Deus é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Feriado 

O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o governo português decidiu que este feriado religioso de tradições católicas seria eliminado. Assim, a partir de 2013 o Corpo de Deus deixou de ser feriado, entretanto, em 2016, voltou a considerar-se a comemoração como feriado nacional.

Tradição em Portugal

Em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas neste dia. As ruas são decoradas com flores e em algumas localidades são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar.

Neste dia é também comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens.

 

Inscreva se em : Inscrição

Ligue – 910023783 | 932525105

Redes Socias:

Facebook

Instagram

 

Partilhar nas redes sociais