O Verão uma das quatro estações do ano, caracterizada por ser a estação mais quente. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são mais longos do que os dias das outras estações. Geralmente, também o período do ano reservado às férias.

No hemisfério norte é chamado de “verão boreal”, e o do hemisfério sul é chamado de “verão austral”. O “verão boreal” tem início com o solstício do hemisfério norte, que acontece cerca de 21 de junho, e termina com o equinócio de outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de setembro. Tem início com o solstício do hemisfério sul, que acontece cerca de 21 de dezembro, e finda com o equinócio de outono, por volta de 20 de março nesse mesmo hemisfério.

Época mais quente do ano e a duração do sol está no auge em correlação com os dias mais longos do ano.

Nos tempos primitivos, era comum dividir o ano em cinco estações, sendo dividido em duas partes:  tempo quente e chuvoso (geralmente começava no fim da primavera), de tempo quente e seco, palavra da qual deriva o termo “estiagem”. Atualmente, usa-se o termo “estio” para um período de seca.

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Faça a sua inscrição: Inscrição

 

Partilhar nas redes sociais