Sexta-feira 13

A Sexta-feira no dia 13 de qualquer m√™s √© considerada popularmente como um dia de azar. Tamb√©m √© considerado um n√ļmero irregular.

A Sexta-feira 13

Com relação à sexta-feira, diversas culturas a consideram como dia de mau agouro:

  1. Na tradi√ß√£o judaica o grande¬†dil√ļvio¬†aconteceu na sexta-feira.
  2. A morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira conhecida como Sexta-Feira da Paixão.
  3. Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios à sexta-feira.

No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta¬†cren√ßa¬†est√° presente na ideia de que Jesus Cristo foi morto numa sexta-feira 13, embora o dia provavelmente tenha sido 1¬ļ de abril. Uma vez que a¬†P√°scoa¬†judaica √© celebrada no dia 14 do m√™s de Nissan, este tendo sido o dia da morte de Jesus Cristo de acordo com o¬†calend√°rio hebraico, a morte de Jesus varia de acordo com esse calend√°rio podendo variar de ano e ano sempre estando entre os meses de mar√ßo ou abril.

Recorde-se ainda que na¬†Santa Ceia¬†sentaram-se √† mesa treze pessoas, sendo que duas delas,¬†Jesus¬†e¬†Judas Iscariotes, apesar do √ļltimo n√£o ter participado de toda a celebra√ß√£o, morreram em seguida, por mortes tr√°gicas. Jesus executado no madeiro e Judas por¬†suic√≠dio. O n√ļmero 13 costumava ser considerado uma liga√ß√£o com Deus,¬†da√≠ a quantidade de membros presentes na Santa Ceia.

Note-se tamb√©m que, no¬†Tar√ī, a carta de n√ļmero 13 representa a¬†Morte.

No século XX, esse dia serviu de inspiração aos filmes da franquia Sexta-feira 13.

Instagram   Facebook

Inscreva-se

Partilhar nas redes sociais