Sexta-feira 13

A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mĂȘs Ă© considerada popularmente como um dia de azar. TambĂ©m Ă© considerado um nĂșmero irregular.

A Sexta-feira 13

Com relação à sexta-feira, diversas culturas a consideram como dia de mau agouro:

  1. Na tradição judaica o grande dilĂșvio aconteceu na sexta-feira.
  2. A morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira conhecida como Sexta-Feira da Paixão.
  3. Marinheiros ingleses nĂŁo gostam de zarpar seus navios Ă  sexta-feira.

No cristianismo é relatado um evento de må sorte em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templårios foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença estĂĄ presente na ideia de que Jesus Cristo foi morto numa sexta-feira 13, embora o dia provavelmente tenha sido 1Âș de abril. Uma vez que a PĂĄscoa judaica Ă© celebrada no dia 14 do mĂȘs de Nissan, este tendo sido o dia da morte de Jesus Cristo de acordo com o calendĂĄrio hebraico, a morte de Jesus varia de acordo com esse calendĂĄrio podendo variar de ano e ano sempre estando entre os meses de março ou abril.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se Ă  mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, apesar do Ășltimo nĂŁo ter participado de toda a celebração, morreram em seguida, por mortes trĂĄgicas. Jesus executado no madeiro e Judas por suicĂ­dio. O nĂșmero 13 costumava ser considerado uma ligação com Deus, daĂ­ a quantidade de membros presentes na Santa Ceia.

Note-se tambĂ©m que, no TarĂŽ, a carta de nĂșmero 13 representa a Morte.

No século XX, esse dia serviu de inspiração aos filmes da franquia Sexta-feira 13.

Instagram   Facebook

Inscreva-se

Partilhar nas redes sociais