Festas de São João

No Porto é uma festa popular que tem lugar de 23 para 24 de Junho na cidade do Porto, em Portugal. Oficialmente, trata-se de uma festividade católica em que se celebra o nascimento de São João Batista, consequentemente centra-se na missa e procissão no dia 24 de Junho, no Porto tem origem no solstício de Verão e inicialmente tratava-se de uma festa pagã.

As pessoas festejavam a fertilidade, associada à alegria das colheitas e da abundância. Mais tarde, à semelhança do que sucedeu com o Entrudo, a Igreja cristianizou essa festa pagã e atribui-lhe como Padroeiro.

Pelas suas características únicas e especiais, mas também pela cada vez maior qualidade e diversidade da sua programação, Por isso, as Festas são hoje um dos eventos âncora da cidade, reforçando a sua presença no panorama turístico internacional, nomeadamente, por esta forte associação a eventos únicos e diferenciadores do destino Porto.

Como manda a tradição em primeiro assam-se sardinhas em qualquer canto da cidade e por todo o lado há música e bailaricos a animar a noite.

Em conclusão a festa só termina de madrugada e os mais resistentes encerram a noite percorrendo a marginal desde a Ribeira até à Foz do Douro onde o o mais importante aguardam pelo nascer do sol.

 

Inscreva-se : /inscricao/

Instagram

Facebook

Partilhar nas redes sociais