Acompanhamento psicológico à distância (online) ou presencial
As palavras psicóloga, psicologia, terapia, estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. Já não é algo estranho e desconhecido.
Primeiro é preciso entender que cada pessoa experiencia ao longo da sua vida aquilo que vai vivendo. Por dia, uma pessoa tem mais de um milhão de estímulos: cruza-se com outras pessoas, toma decisões, questiona-se sobre a sua existência, entre muitas outras situações.
Mas, nem sempre sabe como arrumar essa informação. Não sabe como lidar com o stress, com a insegurança, como lidar com uma perda, com indecisões, frustrações, com ações e reações dos outros para consigo… Muitas vezes o próprio stress está relacionado com o viver tanta situação ao mesmo tempo e não saber como lidar com essas adversidades.
Mesmo sem um problema definido, o psicólogo facilita a “arrumação das gavetas” que não conseguimos arrumar sozinhos porque são muito “pesadas”.
O psicólogo é como um organizador do estado interior da pessoa. É alguém que vai compreender as maiores dificuldades da pessoa e potenciar as suas qualidades.
Tem que entender que o psicólogo não o vai julgar nem criticar!
A primeira sessão é a que custa mais. Decidir o Psicólogo, pensar no que se vai dizer, como vai correr, o que é que o psicólogo estará à espera de ouvir… O importante é não deixar nada por dizer.
Quanto à quantidade de consultas, é muito relativo. O objetivo do psicólogo não é mantê-lo como cliente para sempre. Mas sim, capacitá-lo para que se torne autónomo e capaz. Cada terapia tem a sua duração, umas mais longas que outras, apenas depende do próprio funcionamento psicológico e emocional da pessoa.
Desta forma, pretende-se que as pessoas compreendam que o papel do psicólogo não é “curar” mas, sim ajudar a pessoa a resolver os seus problemas, a enfrentar as suas dificuldades, a compreender-se melhor a si próprio, e acima de tudo, aceitar-se!
